Músico Dominguinhos morre aos 72 anos em São Paulo

MG MOREIRA
By -
0

O músico pernambucano Dominguinhos morreu nesta terça-feira (22), em São paulo, aos 72 anos, em São Paulo. De acordo com o hospital Sírio Libanês, o sanfoneiro sucumbiu a complicações infecciosas e cardíacas decorrentes de um câncer de pulmão.

José Domingos de Morais estava internado na capital paulista desde o dia 13 de janeiro. Antes, ele havia passado um mês em tratamento em um hospital de Recife.

O músico nascido em Garanhuns (PE) era considerado o mais importante sanfoneiro do Brasil na atualidade. Herdeiro artístico de Luiz Gonzaga (1912-1989), ganhou do Rei do Baião sua primeira sanfona, aos 13 anos.

Em 2002, Dominguinhos recebeu o Grammy Latino com o “CD Chegando de Mansinho”. Em sua longa carreira, tocou ao lado de músicos como Gilberto Gil, Chico Buarque e Djavan.

A data e o local do velório e do enterro de Dominguinhos ainda não foram confirmados.


Carreira

José Domingos de Morais, mais conhecido como Dominguinhos, nasceu em Garanhus, no dia 12 de fevereiro de 1941. Instrumentista, cantor e compositor, ele começou a carreira no trio de irmãos Os Três Pingüins, quando tinha sete anos. Em uma das apresentações, o grupo tocou para Luiz Gonzaga, que encantado com a habilidade do menino, resolveu apadrinhá-lo. Em 1954, foi para o Rio de Janeiro tentar a sorte.

Assim que chegou, ganhou uma sanfona de Gonzagão e formou com Miudinho e Borborema o Trio Nordestino. Em 1967, Pedro Sertanejo levou o rapaz para gravar discos de forró, como solista. Um ano depois, conhecer Anastácia, sua primeira mulher e parceira, com quem fez músicas de sucesso, como o clássico Eu Só Quero Um Xodó, Tenho Sede, Saudade Matadeira e Forró em Petrolina.

No pós-tropicalismo, firmou parcerias com Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Maria Bethânia. Durante esse período, conhece e se casa com Guadalupe, sua segunda mulher. Com Chico Buarque, escreve Tantas Palavras e Xote da Navegação. Apesar de tantos nomes já famosos, foi como Nando Cordel que fez uma de suas canções mais famosas: De Volta pro Aconchego, que viria a ficar famosa na voz de Elba Ramalho.

Em 2002, foi vencedor do Grammy Latino, com o álbum Chegando de Mansinho. Quatro anos depois, levou o Prêmio Tim como Melhor Cantor Regional. Em 2010, levou o Prêmio Shell de Música, entre muitos outros prêmios. O último álbum do cantor, Yamandu + Dominguinhos, foi lançado em 2008.
FONTE: SURGIU

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn more
Ok, Go it!