Indígenas protestam por melhorias em Casa do estudantes

MG MOREIRA
By -
0
A sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Araguaína, está sendo ocupada por moradores da Casa do Estudante Indígena. Os índios protestam por melhorias, com pinturas pelo corpo, cocares e peixe na brasa.
A ocupação da Sede aconteceu depois que a Casa do Estudante Indígena teve o fornecimento de energia elétrica cortada por falta de pagamento. Assim que os estudantes invadiram o prédio da Funai, o débito foi pago, mas a energia não foi resbatelecida. De acordo com a Celtins, é necessário trocar o padrão.
Os índios disseram que vão continuar a ocupação enquanto a situação não for resolvida. Eles pedem ainda melhorias na casa do estudante, que abriga 30 indígenas das etnias Karajá, Xambioá e Xerente e, segundo eles, está abandonada.
"Queremos uma solução para nossos problemas. Saímos de nossas aldeias para estudar na cidade e prometeram condições para isso, mas nossos direitos não estão sendo respeitados", argumenta o estudante Eberson Karajá, que como a maioria dos moradores do abrigo, estuda na Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Funai informou que a casa do estudante só poderá passar por reforma depois que o terreno onde está o prédio, for doado para UFT, a transferência ainda está na fase de negociação. O caso está sendo acompanhado pelo Ministério Público Federal, segundo os moradores da casa, a procuradora Aldirla de Albuquerque se comprometeu a buscar uma solução para o impasse. Uma reunião teria sido marcada para a próxima semana. Enquanto a situação não for resolvida, os índios prometem continuar a ocupação.
Por: Lucielle Xaviertocantins digital
'via Blog this'
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn more
Ok, Go it!