Cartões do Bolsa Família são encontrados em lixão no Pará

MG MOREIRA
By -
0
Cerca de 200 envelopes com cartões do Bolsa Família, um dos programas sociais do Governo Federal, foram encontrados no lixão do município de Juruti, na região do Baixo Amazonas paraense. O material foi retirado do local por uma moradora da cidade, que teria distribuído gratuitamente os cartões aos respectivos titulares. A denúncia foi feita por outro morador de Juruti, o comerciante paulista Janicélio Sabino de Souza.

Segundo ele, o material foi encontrado em meados do último mês de agosto. "Os envelopes estavam lá [no lixão], e foram reunidos e entregues a uma moça. Alguns estavam abertos, mas a maioria ainda estava lacrada. Como a cidade aqui é pequena, a notícia logo se espalhou e quem estava esperando receber o cartão procurou esta pessoa para verificar se o seu [cartão] estava lá. De todos os cartões encontrados, a maioria foi entregue à população, mas 33 sobraram, e chegaram até mim", conta o comerciante.

Assim que recebeu os envelopes, Janicélio diz que procurou a agência dos Correios no município. O gerente da agência teria dito ao comerciante que estava "quite com suas obrigações", e que o malote foi entregue à Caixa Econômica Federal da cidade. "A Caixa [Econômica] recebe os cartões dos Correios, mas depois entrega o material para um órgão de assistência social da prefeitura, que é quem distribui estes cartões", explicou Janicélio.

De acordo com o comerciante, nenhum possível titular dos cartões o procurou para reaver os envelopes. "Eu não tenho porquê ficar com estes cartões e não sei de quem são, então entreguei tudo ao meu advogado, para que sejam tomadas as providências cabíveis. Devemos entregar isso para a Polícia Federal em Santarém ainda hoje [segunda-feira, 7 de outubro]", afirmou.

Em nota, a Caixa Econômica Federal informou que tomou conhecimento do fato no último dia 2 de outubro, através de um ofício da Prefeitura Municipal de Juruti. A Caixa esclarece que está apurando os fatos, e que não recebeu nenhuma reclamação de beneficiários em suas unidades ou através do telesserviço. Quanto ao pagamento, a Caixa informa que os benefícios estão disponíveis de acordo com o calendário e podem ser sacados nas agências do banco.

De acordo com a nota da Caixa, o lote dos cartões que estavam no lixão já foi cancelado, e uma nova emissão monitorada já foi providenciada, sem qualquer prejuízo aos beneficiários.

O G1 entrou em contato com a agência regional dos Correios em Belém, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o caso. A Delegacia da Polícia Federal em Santarém, responsável pela região de Juruti, informou que até a tarde desta segunda-feira (7) ainda não havia registrado nenhum protocolo relativo a estes cartões.


Foto: Janicélio de Souza
Fonte: G1 Pará
Postador: Wesley Freitas

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn more
Ok, Go it!