Paulo Mourão levou ao Ministro sua preocupação com os índices apontados nas pesquisas. Em Porto Nacional, cidade conhecida como berço da cultura tocantinense, cerca 60% dos jovens de 18 a 24 estão fora da sala de aula, já em Miracema e Natividade o índice é de 70%; na região sudeste, em Almas chega a ser 83% e Aurora atinge 89%; no Bico do Papagaio, em Araguatins e Augustinópolis 69% dos jovens não frequentam a escola.
“É lamentável. Isso demonstra a falta de comprometimento do governo do Estado com a juventude, que está abandonada sem perspectivas de desenvolvimento ou futuro, sem políticas públicas que garantam o ensino e o emprego. Qual será o futuro dessa juventude que não está sequer sendo preparada intelectualmente e qualificada para enfrentar o mercado de trabalho, que fim terão esses jovens?”, questionou.
Mourão ressalta que a juventude está cada vez mais abandonando as escolas, porque não há uma ação de apoio, continuidade e de fortalecimento na sua formação. “A gravidade em que se encontra o ensino médio e a formação dos jovens no Estado é uma demonstração da falta de compromisso do Governo, com a educação e a juventude”, alertou.
Paulo Mourão disse que o Ministro já tem conhecimento dessa realidade no Tocantins e entende que é reflexo da falta de políticas públicas do Estado. “O Ministro nos lembrou que o Governo Federal tem feito a sua parte, estimulando o desenvolvimento dos jovens através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego de incentivo à juventude (Pronatec), criado por Dilma, que já formou mais de 6 milhões de jovens no Brasil”, relatou.
“O Ministro nos garantiu que será nosso parceiro para recompor a situação da qualificação dos jovens no Tocantins no próximo Governo. Marcelo Miranda como governador e eu como deputado estadual, estaremos fortalecendo essa cadeia do PRONATEC no Tocantins e ao mesmo tempo, criando políticas públicas para fazer a recondução desses jovens à sala de aula em cursos profissionalizantes e tecnólogos, estimulando alguns que desejam concluir o ensino médio, preparando sua entrada no curso superior e estimulando a UNITINS na formação desses alunos de forma gratuita”, destacou.
com informações do agora-to.com.br

Postar um comentário
0Comentários