Foi enterrado na noite deste domingo (17), no Cemitério de Santo Amaro, o corpo do ex-governador e candidato à Presidência Eduardo Campos. O sepultamento foi seguido por uma multidão, que acompanhou o cortejo de cerca de dois quilômetros do Palácio do Campo das Princesas até o cemitério, na área central do Recife. De acordo com a Polícia Militar, somando velório, cortejo e sepultamento, participaram das cerimônias fúnebres cerca de 160 mil pessoas.
Ao chegar ao cemitério, o caixão com os restos mortais de Campos foi colocado num carro elétrico, que enfrentou bastante dificuldade para atravessar o caminho até o túmulo, devido à multidão. A viúva Renata Campos e os filhos foram dentro do veículo. Durante o percurso, a multidão jogou flores, aplaudiu, gritou "Eduardo, guerreiro do povo brasileiro" e cantou o hino nacional.
Em frente ao túmulo, se acomodaram em cadeiras para assistir à cerimônia Renata, os filhos, a mãe de Eduardo Campos, a ministra do Tribunal de Contas da União Ana Arraes, o irmão Antônio Campos, Marina Silva e outros familiares. Mas o caixão foi rapidamente sepultado, após o toque fúnebre de uma trompeta. Renata e os filhos se despediram com beijos no caixão e aos gritos de "Eduardo, guerreiro do povo brasileiro". Quando o caixão foi colocado no túmulo, fogos de artifício começaram a estourar e a homenagem durou 20 minutos.
O corpo de Campos deixou o Palácio do Campo das Princesas por volta das 16h30, depois de 14 horas de velório, num carro do Corpo de Bomeiros. As filas dos admiradores que queriam ver o caixão de perto - que chegaram a três quilômetros de extensão, de acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) - ainda estavam enormes no momento. Eduardo Campos morreu na quarta-feira (13), num acidente aéreo em Santos, que também vitimou quatro assessores, o piloto e o copiloto do jato.
Antes da saída do corpo, vários artistas populares prestaram homenagens ao ex-governador, cantando músicas que foram acompanhadas pela multidão e emocionaram a família de Eduardo Campos. Alceu Valença, Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Edilza e Edy Carlos foram alguns dos nomes que cantaram canções como "Madeira de lei que cupim não rói" e "Caboclo sonhador". O poeta Antônio Marinho recitou versos de sua autoria, sobre o nascimento do filho caçula do ex-governador, Miguel, e de despedida, sendo muito aplaudido.
Pela manhã, uma missa campal foi realizada no local, presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. A celebração durou cerca de duas horas e foi transmitidas por telões espalhados na Praça da República. Também foram velados no local os corpos do assessor de imprensa Carlos Percol e do fotógrafo Alexandre Severo.
A celebração religiosa, que aconteceu na Praça da República, em frente ao Palácio do Campo das Princesas, foi acompanhada por parentes, amigos e políticos, como a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o candidato a presidência pelo PSDB, Aécio Neves.

Uma multidão de milhares admiradores também acompanhou a missa, que foi transmitida através de três telões. Caravanas de todo o estado vieram prestigiar as cerimônias fúnebres. Ao final da missa, os corpos de Alexandre Severo e de Carlos Percol foram levados para os cemitérios Morada da Paz, em Paulista, e Santo Amaro, respectivamente. Percol foi sepultado por volta das 14h30 e Severo será cremado às 17h.
O outro assessor de Campos, o cinegrafista Marcelo Lyra, foi velado para o Morada da Paz desde o desembarque na Base Aérea do Recife, onde também será enterrado, às 17h.
Acidente
O acidente que matou Eduardo Campos aconteceu em Santos, SP, na manhã da quarta-feira (13). O jato particular caiu sobre um bairro residencial. Chovia no momento da queda. A Aeronáutica vai apurar as causas da queda do avião. Em paralelo, a Polícia Civil também investiga o caso para buscar possíveis responsáveis.
Centenas de pessoas ocuparam a Praça da República para prestar a última homenagem ao ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Em frente ao Palácio do Campo das Princesas, os corpos de Eduardo, do jornalista Carlos Percol e do fotógrafo Alexandre Severo, diversas autoridades e pessoas anônimas presenciam o velório que se estenderá até o fim da tarde deste domingo (17). Os caixões chegaram ao local do velório desde as 2h, acompanhados de uma enorme fila de carros, motos e bicicletas. Os caminhões do Corpo de Bombeiros deram a volta em toda a praça e os caixões chegaram ao tablado para serem velados pelo lado direito do Palácio do Campo das Princesas. O Maracatu Piaba de Ouro fez as vezes de guarda do palanque onde os corpos de Eduardo e dos assessores estão sendo velados. Quando o caminhão parou em frente ao Palácio, a multidão saudou Marina Silva, que chegou acompanhada do governador João Lyra. Eles ainda cantaram o hino nacional, aplaudiram a chegada do corpo, gritaram por justiça e manifestaram apoio à viúva Renata Campos. A área destinada a velar os corpos ficou completamente lotada de autoridades, parentes e amigos das vítimas da tragédia. O Maestro Forró tocou o Hino de Pernambuco no trompete, em homenagem a Eduardo Campos, momento de bastante emoção para quem esteve presente.
Entre os presentes na multidão, estavam o senador Eduardo Suplicy (PT), a candidata ao Senado por Alagoas, Heloísa Helena (PSOL), o deputado federal Beto Albuquerque (PSB), que é líder do partido na Câmara, o presidenciável Eduardo Jorge (PV) e a atriz Lucélia Santos. Milton Silva, cover de Roberto Carlos disse que "se eu fosse cantar uma música para Eduardo seria 'Detalhes', que ele adorava"



Postar um comentário
0Comentários