![]() |
| Segundo a norma, as galinhas do poleiro de cima, cagam nas que estão nos debaixo. |
E o brasileiro inaugura o voto de galinheiro, após passar anos sustentando o voto de cabresto e o voto do vai me beneficiar.
A história da democracia desse país chega num ponto em que não se sabe onde começa de fato o processo de aprender a eleger seus representantes e quando começa a esculhambação. Dizem que o riso produz energia suficiente para aliviar a dor e tenho provas físicas disso, pois já aconteceu comigo e com praticamente todas as pessoas com as quais convivo. Talvez por isso, antes mesmo do fim da apuração já fossem inúmeras as piadas prontas, relativas ao resultado que se desenhava.Embora votar sob a ameaça de perder o emprego ou ser expulso da edícula, o que se transformou no voto de cabresto, seja menos pior que o voto de galinheiro. Sim. Este demonstra o pior do ser humano, pois o que o brasileiro menos tem tolerado ultimamente é ver a pobreza se misturando com aqueles que se julgam mais inteligentes, por tanto mais preparados para conduzir os caminhos da nação. Ele representa a sanha daqueles que não são ricos, mas têm acesso ao crédito e podem consumir roupas de marca, comer em bons restaurantes e comprar os carros boi, aqueles enormes que não cabem nas garagens, só para mostrar que podem consumir.
O voto de galinheiro é o voto dos brasileiros que sempre se viram trabalhando feito burro para pagar impostos e sustentar as falcatruas do governo, bem como as regalias das 50 famílias mais ricas do país. Essas famílias, aliás, são aquelas que só admitem o pobre quando lhe é de sua confiança, ou seja, o jardineiro de confiança, o pedreiro de confiança, a doméstica de confiança, a cozinheira de confiança, a ama seca de confiança. Na tentativa de se sentir melhor, a classe média, que consome e produz fazendo o país prosperar, se viu numa situação aviltante com a subida do Partido dos Trabalhadores ao poder. Os pobres começaram a frequentar os mesmos shoppings centers, comprar carros, frequentar universidades federais e lotar os aeroportos brasileiros viajando para tudo que é canto, inclusive Paris e New York.
O PT errou feio, pois descontinuou com a realidade brasileira, onde uns poucos tinham oportunidades de chegar à classe média e usufruir de benefícios como alimentação, escola e bens de consumo. Por conta disso, a classe que sustenta a nação, não pode mais se vangloriar com os menos abastados por terem condições de fazer tudo que os mais ricos fazem. E se não pode é porque atualmente, os menos abastados tiveram acesso a uma série de oportunidades que até então não era possível. Principalmente o acesso ao emprego.
![]() |
| Pelo resultado do primeiro turno, tudo indica que o voto de cabresto está de volta com toda força. |
Há 12 anos, engenheiros e médicos disputavam vagas para gari e coveiro nas grandes cidades, segundo o Jornal Nacional. Hoje, as empresas disputam a tapas profissionais, mesmo que meia boca, para preencher vagas que ficam longos períodos em aberto. Este foi o primeiro maior erro do PT no poder. Promover ascensão social para aquele monte de pés-rapados malcheirosos que agora, além de tudo, não querem mais lavar a privada de quem tinha o privilégio de ter uma doméstica ou diarista.
O segundo foi não se curvar à arrogância da grande mídia, como no caso da Veja. Lula não fez o que o diretor da revista quis e seu partido passou a ser massacrado pela revista, independente de provas. Com Dilma Roussef, a história não é diferente. Ela é curta e grossa, mas trabalha pela maioria e não baixa a cabeça para aqueles que se julgam o quarto poder da República. Por isso foi transformada na única culpada pelas cagadas alheias. É o caso do filho que rouba e a mãe que vai para a cadeia, por não saber que sua cria roubou, por que ninguém chega em casa mostrando para todo mundo o fruto do roubo.
A sabedoria popular afirma que quem dorme no poleiro de cima tem o direito de cagar na cabeça de quem dorme no debaixo. E o trabalho do PT nesses 12 anos de governo acabou com essa mamata. O indivíduo que queira curar suas dores íntimas, como poder usar aquela roupa de marca ou ter em quem mandar, só para se sentir como o patrão, não pode mais. As diaristas estão todas migrando para outras áreas, principalmente a área de cuidador de idosos. É que ninguém quer dar continuidade a situações como a de ter que esperar o patrão almoçar, para comer as sobras e na cozinha. Assim como ninguém quer ter que fazer a cama da folgada que levanta às 10 da manhã e ainda exige que a arrumadeira deixe o lençol muito bem esticado.
E o que é pior. Em terra de cego, quem tem olho é majestade. Mas em terra de míopes, quem faz cirurgia a laser é privilegiado. O problema é que todos, pelo menos usam óculos e podem muito bem ter seu lazer, sua casa arrumada, o aparelho de televisão de última geração, mesmo que pagando de 360 prestações. Por isso, tanta gente desdenha o PT. Porque julgam que não adiantou nada ter tido mais oportunidades se não tem como se sentir melhor que o vizinho que também conseguiu. Daí, ficaram maluquinhos da Silva de Orleans e Bragança para que a elite volte ao poder, para que esculhambe com as oportunidades dos pobres e tudo volte a ser como era antes. Só tenho dúvidas se esses bobos vão enfim poder cagar nos que estão no poleiro de baixo. Acredito, que se voltarmos ao sistema anterior ao PT, vai voltar é todo mundo para o poleiro de baixo. E então, esses coitados além de não conseguirem cagar nos subalternos, ainda vão ter que receber as fezes dos que sempre fizeram isso muito bem.
Por: Zilda Assis
Do Por que gente é assim


Postar um comentário
0Comentários