Dez ministros de Bolsonaro deixam cargos de olho nas eleições 2022

MG MOREIRA
By -
0

 Exonerações foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (31). Ministros miram cargos de governadores, senadores e deputados federais




Dez ministros Bolsonaristas deixaram seus cargos no Governo Federal de olho na disputa eleições de outubro de 2022. As exonerações já foram assinadas pelo presidente Bolsonaro (PL) e publicadas na edição desta quinta-feira (31) do Diário Oficial da União (DOU). Está prevista ainda para esta quinta-feira, a realização das cerimônias para anunciar os novos titulares dos ministérios.

As saídas dos ministros do presidente seguem a lei que define que os ministros que vão disputar eleições deixem seus postos de trabalho seis meses antes do primeiro turno. Ao incentivar seus assessores a participar do pleito, Bolsonaro reforça sua base eleitoral pelos estados brasileiro.


Infraestrutra – Sai Tarcísio de Freitas, pré-candidato ao governo de São Paulo pelo Republicanos. Em seu lugar entra o número 2 da pasta, Marcelo Sampaio que ocupava o posto de secretário-executivo do ministério.

Mulher, Família e Direitos Humanos – Sai Damares Alves, que pode disputar uma vaga ao Senado pelo Amapá ou se lançar candidata a deputada federal pelo Republicanos.

Cidadania – Sai João Roma, anunciado como pré-candidato ao Governo da Bahia pelo PL. Antes ele reassume o seu cargo de deputado federal. Em seu lugar entra Ronaldo Vieira Bento, até então chefe de assessoria de Assuntos Estratégicos do ministério.

Trabalho e Previdência – Sai Onyx Lorenzoni, de olho no cargo de governador do Rio Grande do Sul pelo União Brasil. Antes Lorenzoni reassume mandato de deputado federal. Em seu lugar entra José Carlos Oliveira, que presidia o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ciência Tecnologia e Inovações: Sai Marcos Pontes, pré-candidato a deputado federal pelo PL de São Paulo. Entra Paulo Alvim, que era secretário de Inovação do ministério.

Secretaria de Governo – Sai Flávia Arruda que volta para Câmara dos Deputados e também é pré-candidata ao Senado no Distrito Federal. Em seu lugar assume o chefe do gabinete pessoal de Bolsonaro, Célio Faria Júnior.

Agricultura- Sai Tereza Cristina que volta reassume mandato de deputada federal e é pré-candidata ao Senado no Mato Grosso do Sul. Assume a pasta Marcos Montes, ex-deputado, que era secretário-executivo do ministério.

Desenvolvimento Regional- Sai Rogério Marinho, pré-candidato ao Senado no Rio Grande do Norte pelo PL e entra Daniel de Oliveira Duarte Ferreira, que era secretário-executivo da pasta.

Turismo- Sai Gilson Machado, pré-candidato ao Senado pelo PL em Pernambuco e entra Carlos Brito, que era diretor-presidente da Embratur.

Cultura- Sai Mário Frias, que recentemente se filiou ao PL e deve disputar mandato para Câmara Federal de São Paulo. Em seu lugar assume Hélio Ferraz de Oliveira, número 2 da pasta

Outras baixas

E a dança das cadeiras no Governo Federal tem previsão de outras movimentações. Está prevista também a troca de comando do Exército: Assume a chefia o general Marco Antônio Freire. Paulo Cesar Nogueira será o novo ministro da Defesa. E Braga Netto que era o ministro da Defesa deixa o cargo porque é cotado para ser o vice na chapa de reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Por enquanto, a exoneração de Braga Netto ainda nao foi assinada.

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn more
Ok, Go it!