
Samuel e Japa Au-Au são dois presidiários. Estão no sistema prisional de Alagoas. Mas não deixam de se relacionar com quem querem, na hora que querem, dizendo o que querem.
Os dois são usuários das redes sociais. Estão permanentemente conectados através de celulares que entram clandestinamente nos presídios. Compartilham mensagens e fotos, e a interação é imediata. Várias pessoas de suas relações comentam a curtem suas postagens.
Japa Au-Au aparece dando sorrisos, fazendo poses. Na última sexta-feira, fez cara de mau, postou mensagens de fé, verdade e esperança. Não deu outra: vários comentários e 20 curtidas, um sucesso.
Tudo feito a partir de uma cela de presídio, onde eles deveriam estar sem possibilidade de comunicação externa. Samuel Tavares é acusado de fazer parte de umaq quadrilha que atuava em todo o Estado de Alagoas, roubando veículos e assaltando agências bancários e dos Correios. Quando o grupo foi preso, um verdadeiro arsenal foi encontrado cós os acusados. Samuel está preso desde o final do ano passado no Baldomero Cavalcanti. Ainda não foi julgado. E mantém intensa atividade nas redes sociais. Em uma das fotos em que ele aparece, postadas em seu perfil, é possível ver claramente que ele está em uma cela do presídio. Outros presos comentam, riem. E ele responde aos comentários: “Valeu, galera, saudades!”.
Japa Au-Au é apelido de Celso Moreira de Morais, de 34 anos. Ele é acusado de praticar aquilo que a polícia chama de “saidinha de banco” – o assalto a clientes que acabam de sacar dinheiro em agências bancárias. Também é apontado como suspeito de envolvimento com quadrilhas de assaltos a bancos e arrombamento de veículos. Está preso desde 21 de dezembro de 2011. Preso injustamente, segundo ele mesmo postou nesta segunda-feira (13) na rede social, via celular: “Mesmo com toda inteligência e tecnologia das polícias do estado, nenhuma acusação contra mim foi comprovada. Ou seja, não sou nenhum bandido, estou SUB JÚDICE da justiça”. A foto em que Japa aparece também é de dentro da cela. É dali que ele virou um internauta bem articulado, que interage, posta fotos, compartilha e responde aos amigos. Todas as atualizações constatadas em reportagem da TV Pajuçara, exibidas no Jornal da Pajuçara Noite desta terça-feira (14), ocorreram desde a semana passada. As informações foram levadas ao juiz da Vara de Execuções Penais, José Braga Neto. Ele se disse surpreso com o que viu e comentou que a entrada de celulares nos presídios é difícil de ser combater “Lamentavelmente é uma realidade. Estamos tomando medidas para impedir que isso aconteça. Esses dois reeducandos, com certeza, serão punidos. Vão perder benefícios, será feito um novo cálculo de suas penas”, disse o magistrado. Os perfis dos internautas presidiários também foram mostrados ao superintendente geral de Administração Penitenciária, tenente-coronel PM Carlos Alberto Luna. Ele prometeu fazer uma busca pelo celular nas celas dos dois presos. E avisou que tanto Samuel como Japa Au-Au terão direito ao benefício da liberdade antecipada. “Nós não tínhamos conhecimento desses dois. Sabíamos de outros três. Eles vão responder a processo administrativo e disciplinar. Vamos buscar esses equipamentos, para evitar que isto se repita< disse Luna


Postar um comentário
0Comentários