O Governador do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB) enviou ontem, 3, um ofício à presidente Dilma Rousseff, expondo os motivos pelos quais o estado considera inaceitável o aumento da tarifa de energia elétrica, que começa a valer a partir de hoje, 04. Em nota encaminhada a imprensa, a Agência Tocantinense de Notícias (ATN) afirmou que Siqueira "deixou claro que não aceitará em hipótese alguma a incidência do reajuste".
Indignação
O aumento da tarifa de energia foi recebido com revolta pelos tocantinenses. Em Palmas e Araguaína, inclusive, protestos já haviam sido marcados contra o reajuste. "Atualmente, a produção do Tocantins é de 1.420 mega watts, enquanto seu consumo é de 136 mega watts. Se exportamos 90,43% de energia, porque pagamos tão caro pelos 9,57% restantes?", questiona a servidora pública Zeina El Kadre De Melo Alves.
"Absurdo, com tantos recursos hídricos e impostos que pagamos ainda aumentam a energia. Cadê a redução prometida senhor Siqueira Campos?", pergunta revoltada Paula Régia Magalhães.
Assembleia
O reajuste da tarifa de energia elétrica no Tocantins foi o tema de pronunciamentos dos deputados na sessão vespertina realizada ontem, 3. Da tribuna, o parlamentar Zé Roberto (PT) anunciou que vai apresentar um requerimento que já conta com a assinatura de 13 colegas de Plenário para solicitar a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Celtins.
Entenda
A diretoria da Aneel aprovou durante reunião realizada naúltima terça-feira, 2, o reajuste médio de 11,09% nas tarifas da Celtins. Para os clientes residenciais, que recebem energia em baixa tensão, haverá um aumento médio de 10,45% nas tarifas, enquanto as indústrias (alta tensão) pagarão, em média, 12,96 repor cento a mais. A empresa, que faz parte do grupo "Rede Energia" sob intervenção da Aneel, abastece, ao todo, 506 mil unidades de consumo nos 139 municípios do estado.
fonte: REDETO

Postar um comentário
0Comentários